Hidrogênio Verde – Transição Energética

O hidrogênio verde desponta como um importante combustível alternativo no processo de transição energética e vem atraindo a atenção de várias empresas, principalmente de setores mais poluentes e que buscam descarbonizar suas operações, como mineração, petróleo e químico.

As empresas que geram energia elétrica de fontes limpas são agentes complementares que se inserem no ciclo da produção do hidrogênio verde. São fornecedoras de energia renovável para a produção ou fornecedoras do próprio combustível para aqueles consumidores que querem reduzir suas emissões de carbono em seus processos industriais.

As aplicações do hidrogênio verde na indústria têm sido pesquisadas e já há projetos em formulação.

O hidrogênio pode ser produzido através da eletrólise da água, processo que consome muita energia elétrica. Ele é verde quando essa energia elétrica é oriunda de fontes de baixa emissão de carbono. A produção de hidrogênio é objeto de interesse por conseguir fornecer maior energia por unidade de massa que outros combustíveis (como diesel ou gás natural), sendo uma fonte muito atraente para armazenamento de energia e para a utilização no setor de transporte. Por possuir como produto de sua queima apenas vapor d’água, a redução de emissões neste setor está muito ligada à produção do H2V.”

Ainda neste mês, foi amplamente divulgado o projeto da UNIGEL, indústria química, de implantar uma fábrica de hidrogênio verde na Bahia, no Polo de Camaçari, o que vem sendo considerado uma das maiores iniciativas já anunciadas no país para a tecnologia.


Fonte: MegaWhat, Opinião da Comunidade, Energia eólica offshore – A nova fronteira, Gustavo Morais, em 08.07.2022 https://megawhat.energy/noticias/opiniao-da-comunidade-2/146993/gustavo-morais-escreve-energia-eolica-offshore-nova-fronteira

O Globo Rural, 03.08.2022